Representantes públicos reafirmam seu apoio à entidade.
A CUFA recebeu, na tarde de 17 de abril, na base do Viaduto de Madureira (em seu espaço Cultural e Esportivo), as presenças ilustres do Ministro da Justiça Tarso Genro e do Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes, para a construção do primeiro Centro de Treinamento de Basquete de Rua no Brasil e do Centro Cultural da CUFA. Termos de compromisso público foram assinados durante o evento, que contou ainda com a participação do Diretor de Comunicação da Rede Globo, Luiz Erlanger; do juiz titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro, Siro Darlan; do Secretário de Obras e Conservação do RJ, Luiz Antônio Guaraná; e de representantes da Petrobras e Eletrobrás.
Um dos documentos assinados foi o termo selando o compromisso do Ministério da Justiça com a CUFA, no qual se firmou a transferência de recursos – em torno de quatro milhões de reais – destinados à construção do Centro Cultural e Esportivo CUFA. No mesmo documento, a Prefeitura do Rio assinou o termo de concessão de uso do espaço sob o Viaduto Negrão de Lima para a CUFA por mais 20 anos. O local – que é utilizado pela instituição desde 1998 – abriga atividades educacionais, esportivas e culturais diariamente, atendendo a centenas de jovens.
Além disso, o encontro foi de grande importância para a entidade, pois durante o evento a Rede Globo confirmou a parceria com a CUFA para dar continuidade às relações que possibilitam e incentivam o desenvolvimento de atividades pela instituição.
A tarde de festa – que marcou um momento muito especial para os alunos, amigos, integrantes e parceiros da CUFA – teve início com as apresentações dos participantes das oficinas de Break, Graffiti, Basquete de Rua, Skate, Capoeira e outras.
Após conhecer as oficinas, Tarso Genro e Eduardo Paes mostraram afinidade com o Basquete de Rua, ao som de muito Hip Hop. Na disputa, animada pelo MC Tony Boss, o ministro levou a melhor, ganhando de 2 X 1 e levando a galera ao delírio.
O rapper e fundador da CUFA, MV Bill, agradeceu a presença de todos os presentes e falou da importância da manutenção da parceria entre a instituição, o Governo Federal e a Rede Globo.
“É uma grande ocasião estar aqui, é uma luta pelo Rio de Janeiro, um sonho que é realizado, poder transformar Madureira num pólo de cultura e esporte. Projetos como esses são capazes de salvar a vida da juventude e construir um futuro para cada um deles.” – disse MV Bill.
O primeiro convidado a se pronunciar foi o juiz titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro, Siro Darlan, que declarou: “No momento em que as pessoas falam de muros, apartheid social – que divide as comunidades, temos aqui um Viaduto que une a sociedade. Não podemos ter uma cidade dividida. Ações como estas devem ser prestigiadas, pois a CUFA construiu em todo o Brasil uma grande aliança.”
Em seguida, Bill convidou todos a assistirem o vídeo institucional sobre a LIIBRA (Liga Internacional de Basquete de Rua), produzido e dirigido pelos alunos do curso de Audiovisual da CUFA.
Logo depois, o Secretário de Obras e Conservação do Rio de Janeiro, Luiz Antônio Guaraná, mostrou ao público, no telão, as imagens de como ficará o Viaduto após a reforma. “A proposta é oferecer aos freqüentadores do viaduto espaços como vestiários, lanchonetes, quadra esportiva, o museu de imagem e do som da CUFA, um auditório com capacidade para 100 lugares e salas multiuso.”
O Prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes, relembrou o momento em que esteve na Cidade de Deus, durante sua campanha, onde recebeu carinhosamente do rapper MV Bill, em nome da CUFA, um quadro graffitado com sua foto, que se encontra atualmente em seu gabinete, simbolizando esta união.
Declarou ainda: “É importante esta parceria para o não esquecimento de uma sociedade, de uma juventude que busca espaço. Dificuldade e problema social não é sinônimo de desordem. A CUFA tem um papel fundamental na cidade. Vamos levar estas ações para outros viadutos. Contem conosco, vamos realizar esses benefícios, porque é isso que queremos e buscamos.”
O Ministro da Justiça Tarso Genro finalizou falando que iniciativas como estas que envolvem juventude, educação, cultura e esporte são políticas públicas de segurança muito mais eficientes do que a presença de policiais nas favelas. E acrescentou: “A polícia, não só do Rio de Janeiro, tem de ser reeducada para saber tratar os adolescentes, saber trabalhar com a comunidade de forma digna, para protegê-la e não agir com violência. A juventude foi feita para amar, brincar e se educar.”
Esta solenidade marca um momento especial para a CUFA. O que antes já foi um sonho, a cada dia se torna realidade. Reafirma-se, então, a importância das parcerias no processo de construção da cidadania por meio de projetos, oficinas e ações que promovem o esporte, a cultura e a educação.
Essas parcerias só foram possíveis em função do trabalho realizado pela CUFA ao longo de 11 anos de muita luta, aprendizado e resultados. É a CUFA mostrando a que veio!
Por: Simone Basilio, Joyce Trindade, Lindon Johnson, Tássia de Carvalho, Márcia Mendes, Beatriz de Paula e Ana Letícia Lima
Vídeos:
Fotos: Édipo Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário